Pular para o conteúdo principal

4 Dicas para arrasar no Inbound Marketing

Por Thiago Regis*

Sabemos que o mercado digital é sempre a grande aposta para empresas que querem planejar, agir e mensurar resultados, mas uma grande ferramenta tem ajudado muito na captação de novos leads altamente segmentados: o Inbound Marketing. Essa prática consiste em ganhar o interesse das pessoas por meio da geração de conteúdos altamente engajados e segmentados para um determinado tipo de público.
 As técnicas de Inbound Marketing consistem em quatro simples etapas: atrair, converter, fechar e encantar, que, no entanto, precisam ser bem planejadas e executadas. Para isso, vamos usar como exemplo uma empresa que presta consultoria no ramo de casamentos:
Como atrair clientes?
Nesta etapa é fundamental gerar conteúdos de qualidade que atraiam seu público-alvo. Após a geração destes conteúdos, é necessário divulgá-los de forma gratuita em blogs, grupos, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação que faça a captação desse público.

E-book (livros digitais), whitepapers  são boas alternativas para publicar um conteúdo falando sobre “10 dicas fundamentais para organizar o casamento dos sonhos”.

Como converter clientes?

Nesta etapa é necessário utilizar alguma forma de captação dos dados das pessoas interessadas no conteúdo com o chamado CTA, “Call to Action”, por meio de formulários, Chat Online, Landing Pages, entre outros. É possível ainda criar diversos conteúdos, com uma sequência de materiais que farão o “lead” ficar mais qualificado à medida que ele baixar os conteúdos disponíveis.
 Uma maneira eficiente é colocar no ar uma landing page no site ou blog com captação de dados como nome, telefone e e-mail.

Como fechar negócios com seus clientes?
Quanto maior for o caminho de consumo de conteúdos, maior será a oportunidade de transformá-lo em cliente.
E-mail Marketing, Contato via telefone, Whatsapp ou Skype são algumas das possibilidades de relacionamento com este Lead, ou seja, seu cliente direto. Todo o percurso que seu cliente em potencial seguir até este contato final é fundamental para que você tenha êxito em transformá-lo em cliente de fato. 

Como se relacionar com seus clientes?
Após a captação e entrega de seus produtos/serviços para este cliente, é fundamental manter um relacionamento para retenção, novas vendas ou até mesmo futuras indicações.
A dica é manter-se presente através de redes sociais, e-mail marketing, comunicação direta ou qualquer outro tipo de meio social, procurando entender as preferências desse consumidor e apresentando ofertas relevantes de acordo com suas necessidades.

*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

    Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal   Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil , que este ano retorna à Cidade das Artes , no Rio de Janeiro , em único dia: 29 de novembro . Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 . Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast , o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reunirá palestrantes internacionais como as americanas Sana Amanat , editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das princ

Empreendedorismo: como aumentar as chances de sucesso?

  * Por Erik Penna De alguns anos para cá, muitas pessoas estão colocando em prática um sonho antigo: empreender, ter o próprio negócio. Impulsionadas pelo desejo e aumento do desemprego, muitos abrem a própria empresa, mas a maioria fecha as portas em menos de dois anos. Por isso, é importante saber as oportunidades e desafios ao se lançar nesta área, para que as chances de sucesso sejam maiores que as de fracasso. Empreender é materializar uma ideia, apostar num negócio, realizar sonhos. Aliás, abrir o próprio negócio está em terceiro lugar na lista dos grandes desejos dos brasileiros, perdendo apenas para quem quer comprar a casa própria e viajar pelo país. O Brasil possui milhões de empreendedores e, recentemente, chegou à marca de 5 milhões somente de microempreendedores individuais. Dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), revela que 30% dos bras

Tempo de alianças vigorosas

  Luiz Gonzaga Bertelli (*)   Se o discurso de posse de Barack Obama não superou os de Abraham Lincoln (1861), John F. Kennedy (1961) e Franklin D. Roosevelt (1933), considerados os melhores da história norte-americana, seguramente trouxe uma mensagem positiva e realista, calcada numa macrovisão da realidade atual. No pronunciamento de quase 19 minutos, um trecho se aplica bem ao Brasil, especialmente no momento em que a crise econômica internacional alça os índices de desemprego a patamares preocupantes. Segundo Obama, os recursos mais aconselháveis para superar adversidades são alianças vigorosas e convicções duradouras. Num exemplo de que a preciosa lição também é válida para universos mais restritos, naquele mesmo 20 de janeiro já estava sendo posta em prática por empresas, instituições de ensino e órgãos públicos parceiros do CIEE na estratégica missão de preparar os talentos do futuro. Naquele dia, seguindo a tendência ascendente, o CIEE registrou a expressiva